Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
A seguir esquema básico para efetivação de um rápido e efetivo Planejamento estratégico.
PARTE I - PADRONIZAÇÃO DE CONCEITOS
1. CONCEITO
O QUÊ - Processo mediante o qual
QUEM - a cúpula administrativa melhora continuamente a qualidade das decisões empresariais,
COMO - buscando a compreensão do ambiente em que está inserido,
POR QUÊ - viabilizando a tomada de decisões,
PARA QUE - disponibilizando os recursos necessários para atingir seus objetivos,
COMO - exercendo eficazmente o controle do processo.
2. TIPO DO PLANEJAMENTO
- Pelo alcance - setorial e geográfico. (Brasil, região sul)
- Pelo prazo - médio (3 anos) e curto (ano).
- O curto tem revisão trimestral, o médio tem revisão anual.
3. PLANOS / ORGANOGRAMA
Nossos planos seguem o conceito do organograma funcional, viabilizando assim decisões atreladas aos responsáveis pela função. São divididos em:
- Estratégicos
- Táticos
- Operacional
4. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
4.1. Ambiente externo -
.Agentes indiretos . Econômicos . Políticos . Socioculturais . Agentes diretos . Concorrentes . Entrantes . Substitutos . Grandes fornecedores . Grandes/pequenos clientes . Tecnológicos
Desta avaliação identificaremos riscos e oportunidades. As oportunidades são as variavéis de nosso sucesso e os riscos as do fracasso.
4.2. Ambiente interno
. Pontos fortes e pontos fracos . Os recursos da empresa: . Financeiros . Humanos . Tecnológicos . Materiais . Comparar o que temos e o que o mercado quer . Identificar nosso diferencial de competição . O risco do negócio . O conjunto de valores da empresa
PARTE II - ESQUEMA BÁSICO
1. MISSÃO DA EMPRESA
Sempre será a base do Planejamento estratégico. Deverá ser revisada anualmente ocasião em que será verificado se a missão retrata, o espírito, a personalidade, o comportamento, do organismo vivo denominado empresa.
2. OBJETIVO GLOBAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA - OGGE
É o Planejamento Estratégico Global de longo prazo
3. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
É a avaliação dos ambientes:
Externo: Destaque para fatores chave de sucesso e fracasso
Interno: Destaque para pontos fracos e fortes da empresa
Concluindo pela nossa competência distintiva
4. CONJUNTO DE VALORES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL – DOS TRÊS NÍVEIS
É a identificação dos fatores que movem as pessoas, a essência do fracasso ou sucesso das organizações.
5. MECANISMOS DE ANÁLISE DE DESEMPENHO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
São as ferramentas que serão utilizadas para acompanhamento e medição das decisões tomadas. Serão compiladas na PASTA DO CONSELHO DE GESTÃO que serão usadas na governança corporativa